Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Ouro

Oficina de Chás com as Mães Domingas

publicado: 25/09/2019 16h26, última modificação: 25/09/2019 16h27

No dia 27 de setembro de 2019, integrando a programação da 13ª Primavera dos Museus, o Museu do Ouro realizará uma Oficina de Chás, com a Professora Graça Lins Brandão, Coordenadora do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da UFMG. A ação faz parte do projeto educativo “Mãe Domingas – Educação pelas águas do Rio Sabará” e visa promover uma troca entre saberes populares e científicos. Antigas lavadeiras do Rio Sabará, participantes do projeto, detém experiências e memórias sobre os processos de transformação das águas do rio e possuem o potencial de promover ressonâncias junto a outros moradores. O projeto, ao tomar o rio como patrimônio, compreendendo suas águas, margens e inventário cultural do seu entorno como repletos de significados simbólicos capazes de reconectar o homem com a natureza, pretende contribuir para a formação ecocidadã dos moradores de Sabará. As ações do projeto são desenvolvidas em parceria entre o Museu do Ouro/Ibram e o Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). A Oficina de Chás é gratuita e aberta a todos os interessados.