Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Ouro

Sobre o Museu do Ouro (Sabará)

O museu está instalado em uma casa do século XVII, com arquitetura do período colonial do século XVII.

O edifício já abrigou a Antiga Casa de Intendência e Fundição, onde era feita a cunhagem e a tributação do ouro, mais conhecida como a cobrança do quinto pela Coroa Portuguesa, extraído da Comarca do Rio das Velhas. Com o fim das atividades tributárias, o prédio foi a leilão, no ano de 1840, assim foi transformado em moradia, posteriormente em escola até ser adquirido pela Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira e ser doado ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Com isso, o prédio é reformado e transformado em museu no ano de 1946.

Em seu acervo constam peças e equipamentos utilizados na garimpagem e na arte de ourivesaria. O museu também guarda uma prensa, datada no ano de 1670, utilizada em casas de fundição e um engenho de triturar minério de ouro, com o qual se substituía a mão de obra escrava no oficio. Além das exposições, funciona no local uma biblioteca especializada na história de Minas Gerais e do Brasil.

O Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura, administra o local.

Wikipedia.

Entrada: Preço do ingresso: R$ 1,00. Gratuidade para escolas públicas, moradores de Sabará, maiores de 65 anos e menores de 05 anos.

Endereço: Rua da Intendência, s/n, Centro – Sabará/MG.

Telefone: (31) 3671-1848.

Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10:00 às 17:00 horas; sábado e domingo, das 12:00 às 17:00 horas.