16º Semana de Museus – Programa de Visitas Mediadas à Casa Borba Gato

publicado: 29/08/2022 15h19, última modificação: 11/01/2024 23h54
Créditos: Daniel Mansur Arquivo: Museu do Ouro/IBRAM

No dia 1º de setembro de 2022 o Museu do Ouro lançará seu programa de visitas mediadas à Casa Borba Gato. A casa sempre esteve aberta à pesquisa em seu acervo histórico e biblioteca. Com o programa de visitas mediadas o visitante terá também a possibilidade de conhecer o casarão, o jardim e saber mais sobre a história do edifício.

O agendamento poderá ser realizado através do telefone (31) 99151-0493 (WhatsApp).

A Casa Borba Gato

A Casa Borba Gato é uma construção de meados do século XVIII, típica do apogeu da Vila de Nossa Senhora do Sabará nessa época. A casa está situada na antiga “Rua da Cadeia” e ocupa uma posição de destaque dentre as construções vizinhas. Ao comemorar o bicentenário da elevação de Sabará a Vila, em 1911, a Câmara Municipal batizou a Rua da Cadeia com o nome do bandeirante paulista Borba Gato, descobridor das minas do Rio das Velhas. O edifício passou então a ser chamado Casa Borba Gato, apesar de não terem sido encontradas referências sobre qualquer relação entre o personagem histórico e o edifício.

Após restauração que aconteceu no ano de 1992, o edifício foi incorporado ao Museu do Ouro, abrigando assim o Centro de Memória do museu, reunindo documentos históricos dos séculos XVIII e XIX relativos à antiga Comarca do Rio das Velhas. Além da disponibilização de importantes documentos para pesquisa, a Casa Borba Gato atuou por muito tempo junto à comunidade sabarense por meio da realização de oficinas e diversas atividades voltadas para a preservação do patrimônio cultural do município.

Atualmente a Casa Borba Gato abriga o arquivo histórico e institucional do Museu do Ouro, assim como sua biblioteca. O arquivo histórico é composto de documentação cartorial originada, desde o início do século XVIII, nas Ouvidorias e Provedorias dos Cartórios do Primeiro e Segundo Ofícios da outrora comarca do Rio das Velhas, sediada na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. O acervo bibliográfico, por sua vez, possui cerca de 3 mil títulos registrados, entre os quais se encontram obras referentes à história e cultura de Minas Gerais, escravismo, mineralogia, arquitetura, entre outras.