Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Ouro

Museu do Ouro 3D

A partir de hoje o Museu do Ouro poderá ser visitado em formato 3D! A ação é uma das muitas desenvolvidas pelo museu em comemoração ao seu aniversário de 75 anos. Vem com a gente entender um pouco mais sobre este projeto.

O Museu do Ouro 3D é um software que, uma vez baixado, permite ao usuário explorar uma representação em 3D do ambiente interno do museu. O usuário controla um ‘avatar’, e por meio deste, caminha pelos espaços do museu, interagindo com objetos da exposição, revelando suas fotos e descrições. Mas nem todos os objetos possuem informações disponíveis. Como em uma caça ao tesouro, é necessário estar atento para descobrir onde encontrá-las.

Obs: Vale destacar que este não se trata de um ambiente ‘virtual’: visitas virtuais em museus geralmente significam visitas por representações fotográficas em 360 graus desses espaços museológicos. No caso do Museu do Ouro 3D, trata-se de representações em 3D de seus espaços e objetos, construídas artificialmente, tecnologia comumente utilizada em videogames.

Faça o download da versão para PC aqui.

Instruções sobre o download: uma vez que clicar no link acima, aparecerá uma tela com o botão ‘baixar’ (ignore a mensagem acima do botão). Clique no botão e assim aparecerão duas opções. Clique na primeira opção (Download direto). Pronto, você começou a baixar o Museu do Ouro 3D no seu computador! Uma vez baixado, é só abrir o arquivo (que está em formato .ZIP) e colocar a pasta que está dentro desse arquivo em outro local do seu PC.

Requisitos mínimos: placa de vídeo dedicada; processador 2.80 GHz; 8 GB RAM; 1,5 GB de espaço em disco; resolução nativa de 1920×1080.

Boa visita!