Abertas as inscrições para a 20ª Semana Nacional de Museus

publicado: 21/03/2022 15h00, última modificação: 30/06/2022 23h20

Entre os dias 16 e 22 de maio, a Semana Nacional de Museus (SNM), que é uma ação da Política Nacional de Museus, chega à vigésima edição.

O período de inscrição de instituições e atividades para a 20ª edição da Semana Nacional de Museus começa hoje, 24 fevereiro, e vai até o dia 03 de abril. Com o tema O poder dos museus, o evento propõe uma reflexão sobre a importância libertadora dos museus. As instituições interessadas devem acessar a página da SNM no site do Ibram e cadastrar suas atividades como exposições, palestras, seminários, shows, exibição de filmes, dentre outras.

De acordo com o texto de referência, que pode ser consultado aqui, o tema O poder dos museus está presente nas ações de pesquisa dos museus, de preservação, de conservação, de educação, de comunicação, de ação cultural, de gestão, de inovação tecnológica, de cumprimento de suas funções sociais e de criação de repertórios para o futuro.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nessa data, o evento convida os museus, os profissionais e comunidades museais a criar, a imaginar e a compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus. Em breve, será divulgado o kit digital com peças, diretrizes e manual de uso para os museus participantes.

Dúvidas e outras informações sobre a 20ª edição da SNM devem ser enviadas para o endereço: eventos@museus.gov.br.

Originalmente publicado em: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/noticias/abertas-as-inscricoes-para-a-20a-semana-nacional-de-museus