Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Ouro

Ações Educativas

Cânticos das Águas

O projeto “Cântico das Águas” surgiu de uma parceria entre a Gerência de Programas Socioeducativos e Culturais da Secretaria Municipal de Educação de Sabará e o Museu do Ouro/Ibram, com a participação do Ponto de Memória “Rancho da Cultura” (Pompéu). O projeto é voltado para um público infantil, alunos na faixa dos seis anos, a fim de criar, desde cedo nesses estudantes, uma pré-disposição favorável para o cuidado ambiental com a água no dia-a-dia. Propomos que as crianças participantes sejam compositoras de um cântico dedicado às águas, como forma de expressão criativa sobre o tema. Para inspirá-las, são organizadas aulas-passeio ao Rancho da Cultura, onde elas conhecem um mini bioma, e ao Museu do Ouro, onde elas participam de atividade lúdica sobre os usos da água na história. Ao final de cada ciclo do projeto é organizado um evento de culminância, aberto à sociedade, para a apresentação artística dos cânticos produzidos. O projeto é realizado anualmente entre os dias 22 de março (Dia Mundial da Água) e 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente).


Clube de Leitura Iniciados de Aníbal

O escritor modernista Aníbal Machado é um nome de referência na literatura nacional e mesmo assim permanece pouco lido e conhecido em sua cidade natal, Sabará (MG). No sentido de promover e valorizar marcos da memória local, o Museu do Ouro desenvolve, desde 2016, o Projeto Educativo “Clube de Leitura Iniciados de Aníbal”. Por meio da realização de ciclos de estudos, sessões literárias, palestras, produção coletiva de um filme e adaptações da obra literária para o teatro, entre outras ações, o museu busca estimular o interesse e o conhecimento da obra do escritor. As atividades do Clube de Leitura são gratuitas e abertas a todos os interessados.

Conheça um pouco mais sobre algumas das atividades desenvolvidas pelo projeto no artigo: “Sabará e a literatura: cinco projetos para a cidade”, por Marcos Vinícius Teixeira.


Itinerários Educativos

O projeto “Itinerários Educativos” tem como foco o uso educativo do Museu do Ouro/Ibram e do espaço urbano da cidade de Sabará-MG. Os itinerários visam abordar a exposição do museu a partir de um eixo temático, permitindo o aprofundamento e a problematização do assunto escolhido, o que nem sempre é possível alcançar no formato da visita tradicional. Na concepção de Itinerários Educativos que vem sendo desenvolvida, busca-se estabelecer a conexão entre objetos do museu e a cidade, nos seus usos, significações e dinâmicas sociais. Como piloto, foi desenvolvido o Itinerário da Água. O projeto é realizado em parceria com o curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, como atividade de extensão universitária, e tem como público-alvo alunos do Ensino Fundamental da cidade de Sabará.

Conheça o artigo “Itinerários e Visões da Cidade: Educação para o Patrimônio na cidade de Sabará-MG” desenvolvido, no âmbito do projeto, por Jezulino Lúcio Mendes Braga.


Mãe Domingas

Um grupo de antigas lavadeiras do Rio Sabará são as participantes desta pesquisa, por deterem experiências e memórias sobre os processos de transformação das águas do rio e por possuírem o potencial de promover ressonâncias junto a outros moradores. O projeto, ao tomar o rio como patrimônio, compreendendo suas águas, margens e inventário cultural do seu entorno como repletos de significados simbólicos capazes de reconectar o homem com a natureza, pretende contribuir para a formação ecocidadã dos moradores de Sabará. As ações do projeto são desenvolvidas em parceria entre o Museu do Ouro/Ibram e o Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Assista a reportagem do Terra de Minas “Lavadeiras de Sabará participam de projeto de recuperação da história da cidade”.

Blog do projeto Mãe Domingas:
https://grupopolismnemosin.wixsite.com/polisemnemosine/copia-videos