O acervo museológico do Museu do Ouro começou a ser constituído em meados da década de 40 do século XX. Inicialmente foram adquiridos, por meio de compras e doações de famílias tradicionais do Estado de Minas Gerais, objetos relacionados às tipologias de História e Religião, sendo em sua maioria peças de mobiliário, armaria, porcelanas, imaginária religiosa e objetos ligados à prática da mineração, datadas entre os séculos XVIII e XIX.
Com o objetivo de aprimorar a organização do seu acervo, O Museu do Ouro realiza desde 2018 uma parceria com setores do IBRAM responsáveis pela gestão da informação e com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para a implementação da plataforma digital Tainacan.
Atualmente é possível ter acesso a objetos de diferentes coleções buscando por nome, número, técnicas e materiais, entre outras categorias.
Conheça nosso acervo online.
Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM Créditos: Daniel Mansur Acervo: Museu do Ouro/IBRAM