O Arquivo Histórico Documental do Museu do Ouro começou a ser constituÃdo em meados da década de 50 do século XX e compõe-se de documentação cartorial originada, desde o inÃcio do século XVIII, nas Ouvidorias e Provedorias dos Cartórios do Primeiro e Segundo OfÃcios da outrora comarca do Rio das Velhas, sediada na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.
A Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará compreendia a Vila Nova da Rainha do Caeté, a Vila de Pitangui, o Arraial de Paracatu, Julgado de São Romão, o Curato de Curvelo, entre outros.
Com datas limites entre 1713 e 1974, esses registros estão disponÃveis para pesquisa na Casa Borba Gato e se constituem em importante fonte de informações para aqueles que buscam entender o cotidiano da gente mineira desde a ocupação desse território, se prestando igualmente à produção e revisão historiográfica, a trabalhos acadêmicos, estudos genealógicos e comprovações de direitos de cidadãos. As Cartas de Alforria, produzidas na Comarca do Rio das Velhas nos séculos XVIII e XIX, também presentes entre as obras que compõem o acervo histórico do Museu do Ouro, se constituem em instrumentos importantes para o estudo da história cultural e social do Brasil.
Os documentos estão disponÃveis apenas para consulta no local. Confira uma listagem parcial dos itens que compõem nosso acervo:
O Arquivo Histórico está instalado na Casa Borba Gato, anexo do Museu do Ouro, localizado à Rua Borba Gato, 71, Sabará – MG.
Horário de funcionamento de segunda a sexta, das 9:00 h às 15:00 h.