Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Ouro

Quota Exceeded

Bandwidth Quota Exceeded

This site has exceeded its monthly quota for bandwidth. It must be upgraded via the Firebase console before it can begin serving traffic again.

This is my site. What do I do?

Visit the Firebase console and upgrade the billing plan for this project. If you encounter any issues upgrading, please reach out to support for additional help.

Acervo Arquivístico

O Arquivo Histórico Documental do Museu do Ouro começou a ser constituído em meados da década de 50 do século XX e compõe-se de documentação cartorial originada, desde o início do século XVIII, nas Ouvidorias e Provedorias dos Cartórios do Primeiro e Segundo Ofícios da outrora comarca do Rio das Velhas, sediada na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará.

A Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará compreendia a Vila Nova da Rainha do Caeté, a Vila de Pitangui, o Arraial de Paracatu, Julgado de São Romão, o Curato de Curvelo, entre outros.

Com datas limites entre 1713 e 1974, esses registros estão disponíveis para pesquisa na Casa Borba Gato e se constituem em importante fonte de informações para aqueles que buscam entender o cotidiano da gente mineira desde a ocupação desse território, se prestando igualmente à produção e revisão historiográfica, a trabalhos acadêmicos, estudos genealógicos e comprovações de direitos de cidadãos. As Cartas de Alforria, produzidas na Comarca do Rio das Velhas nos séculos XVIII e XIX, também presentes entre as obras que compõem o acervo histórico do Museu do Ouro, se constituem em instrumentos importantes para o estudo da história cultural e social do Brasil.

Os documentos estão disponíveis apenas para consulta no local. Confira uma listagem parcial dos itens que compõem nosso acervo:

O Arquivo Histórico está instalado na Casa Borba Gato, anexo do Museu do Ouro, localizado à Rua Borba Gato, 71, Sabará – MG.

Horário de funcionamento de segunda a sexta, das 9:00 h às 15:00 h.