Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Ouro

Quota Exceeded

Bandwidth Quota Exceeded

This site has exceeded its monthly quota for bandwidth. It must be upgraded via the Firebase console before it can begin serving traffic again.

This is my site. What do I do?

Visit the Firebase console and upgrade the billing plan for this project. If you encounter any issues upgrading, please reach out to support for additional help.

Ações Educativas

Cânticos das Águas

O projeto “Cântico das Águas” surgiu de uma parceria entre a Gerência de Programas Socioeducativos e Culturais da Secretaria Municipal de Educação de Sabará e o Museu do Ouro/Ibram, com a participação do Ponto de Memória “Rancho da Cultura” (Pompéu). O projeto é voltado para um público infantil, alunos na faixa dos seis anos, a fim de criar, desde cedo nesses estudantes, uma pré-disposição favorável para o cuidado ambiental com a água no dia-a-dia. Propomos que as crianças participantes sejam compositoras de um cântico dedicado às águas, como forma de expressão criativa sobre o tema. Para inspirá-las, são organizadas aulas-passeio ao Rancho da Cultura, onde elas conhecem um mini bioma, e ao Museu do Ouro, onde elas participam de atividade lúdica sobre os usos da água na história. Ao final de cada ciclo do projeto é organizado um evento de culminância, aberto à sociedade, para a apresentação artística dos cânticos produzidos. O projeto é realizado anualmente entre os dias 22 de março (Dia Mundial da Água) e 05 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente).


Clube de Leitura Iniciados de Aníbal

O escritor modernista Aníbal Machado é um nome de referência na literatura nacional e mesmo assim permanece pouco lido e conhecido em sua cidade natal, Sabará (MG). No sentido de promover e valorizar marcos da memória local, o Museu do Ouro desenvolve, desde 2016, o Projeto Educativo “Clube de Leitura Iniciados de Aníbal”. Por meio da realização de ciclos de estudos, sessões literárias, palestras, produção coletiva de um filme e adaptações da obra literária para o teatro, entre outras ações, o museu busca estimular o interesse e o conhecimento da obra do escritor. As atividades do Clube de Leitura são gratuitas e abertas a todos os interessados.

Conheça um pouco mais sobre algumas das atividades desenvolvidas pelo projeto no artigo: “Sabará e a literatura: cinco projetos para a cidade”, por Marcos Vinícius Teixeira.


Itinerários Educativos

O projeto “Itinerários Educativos” tem como foco o uso educativo do Museu do Ouro/Ibram e do espaço urbano da cidade de Sabará-MG. Os itinerários visam abordar a exposição do museu a partir de um eixo temático, permitindo o aprofundamento e a problematização do assunto escolhido, o que nem sempre é possível alcançar no formato da visita tradicional. Na concepção de Itinerários Educativos que vem sendo desenvolvida, busca-se estabelecer a conexão entre objetos do museu e a cidade, nos seus usos, significações e dinâmicas sociais. Como piloto, foi desenvolvido o Itinerário da Água. O projeto é realizado em parceria com o curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, como atividade de extensão universitária, e tem como público-alvo alunos do Ensino Fundamental da cidade de Sabará.

Conheça o artigo “Itinerários e Visões da Cidade: Educação para o Patrimônio na cidade de Sabará-MG” desenvolvido, no âmbito do projeto, por Jezulino Lúcio Mendes Braga.


Mãe Domingas

Um grupo de antigas lavadeiras do Rio Sabará são as participantes desta pesquisa, por deterem experiências e memórias sobre os processos de transformação das águas do rio e por possuírem o potencial de promover ressonâncias junto a outros moradores. O projeto, ao tomar o rio como patrimônio, compreendendo suas águas, margens e inventário cultural do seu entorno como repletos de significados simbólicos capazes de reconectar o homem com a natureza, pretende contribuir para a formação ecocidadã dos moradores de Sabará. As ações do projeto são desenvolvidas em parceria entre o Museu do Ouro/Ibram e o Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Assista a reportagem do Terra de Minas “Lavadeiras de Sabará participam de projeto de recuperação da história da cidade”.

Blog do projeto Mãe Domingas:
https://grupopolismnemosin.wixsite.com/polisemnemosine/copia-videos