Conheça o Acervo do Museu

publicado: 24/04/2019 17h12, última modificação: 12/08/2022 14h55
Créditos: Daniel Mansur
Acervo: Museu do Ouro/IBRAM

Com o objetivo de aprimorar a organização do seu acervo, O Museu do Ouro realiza desde 2018 uma parceria com setores do IBRAM responsáveis pela gestão da informação e com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para a implementação do Tainacan, uma plataforma digital voltada à gestão de acervos culturais de arquivos, bibliotecas e cinematecas.

A plataforma gratuita permite não só a gestão, como a troca de informações com outras instituições de memória, além de possibilitar a colaboração com os usuários da plataforma e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Dentre os muitos benefícios alcançados por meio do uso desta ferramenta, destacamos a possibilidade de identificação e catalogação das coleções do museu e a promoção, via internet, dos bens culturais preservados pelo museu.

Atualmente, 10 museus administrados pelo Ibram estão no sistema. A previsão é que, até o final deste ano, todos os museus ligados à rede Ibram disponibilizem seus acervos por meio da plataforma.

“A ideia do projeto nasceu de uma demanda do então Ministério da Cultura, no ano de 2014, que estava desenvolvendo uma política nacional de acervos digitais e iniciou um projeto em cooperação com a Universidade Federal de Goiás. Eu estava lá como docente para pesquisarmos soluções tecnológicas no modelo de software livre que pudessem ser indicadas às instituições culturais brasileiras. A ideia era ser algo de baixo custo para implantação e que, ao mesmo tempo, pudesse se adaptar às necessidades técnicas de organização de acervos e coleções digitais”. Prof. Dalton Martins

Acesse o acervo do museu

Conheça o Tainacan: https://tainacan.org/