Lançamento do app “Museu do Ouro 3D” para celular

publicado: 25/09/2021 10h36, última modificação: 12/01/2024 00h00

Nesta Primavera de Museus, temos o prazer de comunicar o lançamento do Museu do Ouro 3D para celular!

O Museu do Ouro 3D é um aplicativo que permite ao usuário fazer uma exploração de uma representação em 3D do ambiente interno do Museu do Ouro, bem como examinar alguns dos artefatos encontrados lá.

O usuário controla um ‘avatar’, e por meio deste, caminha pelos espaços do museu e interage com objetos da exposição, revelando suas fotos e descrições.

Obs: Vale destacar que este não se trata de um ambiente ‘virtual’: visitas virtuais em museus geralmente significam visitas por representações fotográficas em 360 graus desses espaços culturais. No caso do Museu do Ouro 3D, trata-se, como diz o nome, de representações em 3D de seus espaços e objetos, construídas artificialmente. São recursos comumente utilizados em videogames.

• Onde baixar: pesquisar por “Museu do Ouro 3D” no Google Play, no seu celular
  • Requisitos mínimos: Android 4.4; 1 GB de espaço

O app é apenas para celulares Android. Não há uma versão disponível para iPhones e iPads. Para visualizar corretamente a tela e fazer melhor usufruto da experiência, deve-se posicionar o celular na horizontal (de forma deitada) ao utilizar o aplicativo.

Boa visita!

In September 24th, we are proud to present the “Museu do Ouro 3D” app!
“Museu do Ouro 3D” (Gold Museum 3D) is an app that allows the user to explore a 3D representation of the inside of the Museu do Ouro building, as well as examine some of the artifacts found there.

The user controls an avatar, and, with it, walks by the museum’s rooms and interacts with objetcs from the exhibition, revealing images and descriptions of those objects.

Obs: It is worth mentioning that this is not a ‘virtual environment’. Virtual visitations in museums usually means that those visitations happen in 360° photographic representations of the inside of those cultural venues. In the case of the Museu do Ouro 3D app, it is about, as the name states, 3D representations of its rooms and objects, artificially built. Those are techniques and resources commonly used in videogames.

• Where to download: search for “Museu do Ouro 3D” at Google Play, in your cell phone
  • Minimum requirements: Android 4.4; 1 GB of free space

This app is available only for Android OS. There is no version available for iOS (Apple’s operation system). It i also only available in brazilian portuguese. When you use the app, it is recommended that you position your cell phone horizontally (laying down on the side) for correct visualization of the screen and therefore better enjoyment of the app.

Enjoy your visit!