1ª Expedição no Ribeirão Caeté-Sabará

publicado: 22/04/2024 12h17, última modificação: 22/04/2024 13h20

No dia 24 de fevereiro deste ano, aconteceu a 1ª Expedição da bacia dos Ribeirões Caeté-Sabará. “Com as inscrições abertas ao público, a atividade conseguiu reunir um grupo diverso, com cerca de 25 pessoas. A ação foi uma parceria do Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará, ligado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), com o Projeto Mãe Domingas (UEMG e Museu do Ouro de Sabará) e a empresa Probiomas. O objetivo foi, além de conhecer um pouco mais da bacia e dos projetos que nela atuam, oportunizar uma vivência entre moradores e interessados pela proteção das águas, fauna e flora.

A expedição não poderia iniciar de outra forma, se não com as mais velhas, as lavadeiras, participantes do Projeto Mãe Domingas, que viram os cursos d’água da região limpos. Foi no distrito de Pompéu, em Sabará, que o grupo, composto por cerca de 25 pessoas, se reuniu. Primeiro em visita ao quintal de Dona Eni Antônia, que mostrou, com orgulho, a bacia que ainda guarda dos tempos que em lavava roupa no rio; e, em seguida, ao quintal de Rita Beatriz de Oliveira, onde todos puderam degustar deliciosos pastéis, recheados com ora-pro-nóbis, jabuticaba e queijo, banana e cebola caramelizada.”

Por Mariana Lacerda

Fotografia: Robson de Oliveira

Texto completo no site do CBH Rio das Velhas.