Museu do Ouro faz 73 anos

publicado: 15/05/2019 19h01, última modificação: 13/06/2019 10h51
Acervo: Museu do Ouro/IBRAM

Em 2019 o Museu do Ouro (MDO) completa 73 anos de portas abertas ao público. Criado em 23 de abril de 1945, por meio do Decreto n° 7.483 durante o governo de Getúlio Vargas, o museu só foi inaugurado em 16 de maio de 1946.

Instalado em um prédio em estilo colonial de meados do século XVIII, o edifício do museu foi originalmente a antiga Casa da Real Intendência e Fundição do Ouro de Sabará, onde o ouro minerado na região era recolhido, pesado e fundido. Na Casa de Intendência e Fundição também era recolhido o “quinto”, uma taxa cobrada pela Coroa Portuguesa sobre o ouro encontrado nas terras sob seu domínio.

O acervo do MDO conta com peças de mobiliário, armaria, instrumentos de fundição e mineração, imaginária religiosa, louças e porcelanas inglesas, entre outros objetos de valor histórico. O museu conta ainda com arquivo histórico e biblioteca, ambos instalados na Casa Borba Gato, prédio anexo ao museu.

Em comemoração aos 73 anos, o museu lança no dia 18 de maio o seu site institucional, com o objetivo de se aproximar ainda mais do público e de tornar mais acessível o seu acervo. Nesta data também será lançado o acesso online ao acervo museológico do MDO, por meio da ferramenta Tainacan, plataforma gratuita que permite não só a gestão, como também a divulgação das coleções, a troca de informações com outras instituições de memória e interação com os usuários.

Ainda em comemoração ao aniversário do museu e dentro da programação da 17ª Semana Nacional de Museus, o MDO realizará uma leitura dramática do conto “A morte da Porta-Estandarte”, obra do escritor sabarense Aníbal Machado.