Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Ouro

Museu do Ouro publica livro sobre o escritor Aníbal Machado

publicado: 03/03/2022 14h07, última modificação: 05/05/2022 17h14

O Museu do Ouro acaba de publicar o livro “Aníbal Machado, um escritor em preparativos”, de autoria do Prof. Dr. Marcos Vinícius Teixeira. O livro foi adaptado de sua tese de doutorado homônima, defendida na USP em 2012.

Aníbal Machado [1894-1964] foi um escritor nascido em Sabará que se destacou como um dos mais importantes contistas brasileiros do modernismo. Entre as suas principais obras podemos destacar os contos “Viagem aos Seios de Duília”, “O Iniciado do Vento”, “A morte da porta-estandarte”, “Tati: a garota” e o romance “João Ternura”.

A iniciativa da edição surgiu no âmbito do projeto educativo “Clube de Leitura Iniciados de Aníbal”, desenvolvido pelo Museu do Ouro desde 2016, com o objetivo de promover a formação literária e a disseminação de conhecimentos sobre a obra do escritor sabarense.

O livro “Aníbal Machado: um escritor em preparativos” possui 473 páginas, conta com prefácio do professor de Literatura Brasileira da USP, Murilo Marcondes de Moura, e inclui em seus anexos textos inéditos e esparsos de Aníbal Machado. A coordenação editorial da obra foi realizada pela Técnica em Assuntos Educacionais do Museu do Ouro, Isabella Carvalho de Menezes, com produção da Espirógrafo Editorial.

Ressalta-se a relevância da publicação, pois trata-se do primeiro livro de crítica literária sobre a obra de Aníbal Machado já editado no Brasil, o que vem suprir uma lacuna na bibliografia. Dessa forma, o Museu do Ouro contribui para o desenvolvimento do saber literário, oferecendo aos leitores uma referência para futuros estudos e pesquisas sobre o escritor modernista.

No momento, o museu iniciou a distribuição de exemplares para instituições de ensino superior do país. O lançamento do livro está previsto para acontecer na sede do museu em julho de 2022.

Sobre o autor

Marcos Vinícius Teixeira nasceu em 1980, em Caratinga (MG). Graduou-se em Letras pela UFOP, licenciando-se em Língua Portuguesa e se bacharelando em Estudos Literários. Possui mestrado em Estudos Literários pela UFMG e doutorado em Literatura Brasileira pela USP. Atualmente é coordenador adjunto do Mestrado Acadêmico de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na unidade universitária de Campo Grande (MS), onde também atua como professor dos cursos de Letras e como um dos líderes do Grupo de Pesquisa “Modernismo Periférico: Poéticas do Século XX”.