Instituto Brasileiro de Museus

Museu do Ouro

Nota de esclarecimento

publicado: 15/12/2020 19h57, última modificação: 15/12/2020 19h59

Sabará, 15/12/2020


Nota de esclarecimento sobre a interdição parcial da rua em que o Museu do Ouro está localizado

Em decorrência das constantes chuvas ocorridas nos últimos dias, comunicamos que uma das paredes da recepção do Museu do Ouro, localizado no Município de Sabará (MG), foi danificada devido ao excesso de umidade, tendo a sua estabilidade prejudicada.

Diante disso, no último fim de semana, a Direção do Museu solicitou junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar uma visita de vistoria para uma análise sobre os possíveis riscos no Museu. As autoridades competentes constataram um estufamento e um desprendimento significativo de material construtivo na parte baixa da edificação e determinaram a interdição da área, como forma preventiva de evitar mais danos e o risco de atingir funcionários que transitam pelo espaço.

Por esse motivo, a Gerência de Trânsito do município de Sabará providenciou a interdição da rua onde o Museu está localizado, impedindo a circulação de veículos pesados, uma vez que a trepidação do solo é um risco ao edifício. Nesse sentido, a Prefeitura do Município tem dado o apoio necessário.

Além disso, visando conter o avanço dos danos à edificação, estamos providenciando a proteção de parte do edifício com lonas, para impedir o acúmulo de umidade, e a contratação de serviço emergencial de engenharia para contenção do dano e reparos. Posteriormente, será iniciado o processo para a contratação do projeto e da obra de recuperação.

Esclarecemos que os acervos expostos no local atingido já foram devidamente retirados e acondicionados em outras salas que não estão em risco. Ademais, o Museu do Ouro ocupa um prédio tombado como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, que também já foi acionado e tem prestado auxílio. A construção data do início do século XVIII, por esse motivo, as providências para a recuperação da edificação exigem cuidados e materiais específicos e, nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram envidará todos os esforços necessários para a sua restauração.

Lamentamos o inconveniente dos transtornos causados junto à população local e esperamos poder voltar à normalidade de funcionamento do Museu do Ouro o mais breve possível.


Certos da compreensão de todos.

Direção do Museu do Ouro/Ibram