S̩rie Momentos РAnt̫nio Joaquim de Almeida

publicado: 30/06/2021 15h01, última modificação: 30/06/2021 15h26

O primeiro diretor do Museu do Ouro nasceu no dia 15/10/1907 em uma pequena chácara no bairro Santo Amaro em São Paulo. Filho do jurista Estevam de Araújo Almeida e Angelina Andrade e Silva e Almeida, desde muito jovem se inseriu nos debates que dariam origem ao movimento modernista brasileiro. Seus irmãos, o poeta Guilherme de Almeida e o escritor Tácito de Almeida, recebiam na casa da família os principais intelectuais que formataram a Semana de Arte Moderna de 1922.

O contato com essa corrente de pensamento influenciou suas concepções sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro e o aproximou dos projetos de criação de museus do SPHAN. Na biblioteca do pai, teve contato com livros de história da arte o que o incentivou a ingressar na Escola Politécnica de São Paulo e posteriormente na Escola Nacional de Belas Artes em busca da graduação em arquitetura. Não conseguiu se formar. Deixou os cursos por motivos pessoais e ingressou na carreira de jornalista. Casou-se com a escritora mineira Lúcia Machado em 1932 e mudou-se para Belo Horizonte.

No início da década de 40 do século XX, foi convidado por Rodrigo de Melo e Franco, presidente do SPHAN, para integrar a equipe de criação dos Museus Regionais em Minas Gerais. Nesse momento iniciou seus estudos sobre o período minerador, interessado especialmente no mobiliário mineiro do século XVIII, destacando o valor artístico e autenticidade das coleções que adquiria

Foi diretamente responsável pelas negociações para a doação da antiga Casa da Intendência em Sabará, sede do Museu do Ouro. Com Lúcio Costa, projetou a restauração da casa e foi responsável por adquirir grande parte da coleção que se encontra hoje em exposição no Museu.

Ficou à frente do Museu do Ouro por 35 anos até sua aposentadoria no dia 16/10/1977.

Equipe de Curadoria:
Isabella Menezes/ Jezulino Braga/ José Bouzas / Leonardo Paternost/ Matheus Orlando/ Paulo Nascimento
Comunicação visual: Andréia Figueredo
Revisão de texto: Márcia Rocha